DESIGN GRÁFICO ACESSÓRIOS EM FELTRO LOJA ONLINE CONTACTOS SOBRE MIM
O INÍCIO DESTE PROJETO
Estudei design na Universidade de Aveiro.
Durante a minha formação, desenvolvi um projeto que visava a interpretação de uma peça da olaria tradicional portuguesa.
A partir daí, percebi que o design e o artesanato poderiam resultar numa união perfeita. O feltro que utilizo é produzido na Alemanha. Quando o vi pela primeira vez, senti logo vontade de criar alguma coisa: uma mala, um porta moedas… algo que pudesse usar.
Sem dúvida que a qualidade desta matéria-prima, 100% de lã, e a gama de cores foram os fatores decisivos para que eu comprasse os primeiros metros e começasse a trabalhá-lo.
Em 2005, executei as primeiras peças em feltro, com a ajuda da minha mãe, pois ainda não estava familiarizada com o universo da costura.
Rapidamente, aprendi a trabalhar com a máquina e com o feltro e no final de 2007 esta passou a ser a minha atividade a tempo inteiro.
A técnica que utilizo é o resultado da intuição com a experimentação… O projeto ganha forma com a vontade de criar acessórios de vestuário e para a casa que convivam, de forma harmoniosa, com os padrões atuais.
TAPETE
Os empedrados de Nisa foram o ponto de partida para a criação deste tapete.
O desenho partiu de duas flores específicas: ambas de seis pétalas, umas de forma arredondada e as outras com um desenho mais alongado.
Organizadas aleatoriamente, surgem em tamanhos diferentes e cores variadas, criando um conjunto de "flores" para revestir o chão.
Com a forma irregular e retalhada do tapete, pretendo que a convivência com os restantes elementos do espaço seja harmoniosa, deixando vislumbrar o pavimento, sem impor-se como uma grande mancha de cores…
MALA
Foi a primeira vez que apresentei uma candidatura para Prémio Nacional de Artesanato, promovido pelo PPART-IEFP.
Poucas semanas antes de esgotar o prazo de candidatura, decidi concorrer… não tinha muito tempo, mas precisava de fazer algo novo, diferente… optei por combinar a técnica do vazamento
(que já usava) com o bordado (que nunca tinha experimentado) e o resultado permitiu-me receber o 2º prémio!
BASE PANELA
Os azulejos da figura avulsa, aplicados na igreja do antigo Convento franciscano de São Bento, em Arcos de Valdevez, apresentam nos cantos um ornato conhecido por "estrelinha" ou "pintas". Foi a partir desse ornamento que desenhei estas bases para panelas…
MARIELA DIAS · TODOS OS DIREITOS RESERVADOS · 2015